You are currently viewing Como escolher o antivírus ideal

Como escolher o antivírus ideal

O antivírus é um programa que detecta e remove softwares maliciosos dos dispositivos (computadores, celulares, tablets etc). Ele também previne que agentes maliciosos se aproximem da máquina, protegendo-a.

 

Como uma máquina pode ser infectada?

Através de inúmeras formas. Podemos citar, por exemplo: pendrives, e-mails, sites de conteúdos impróprios, sites de downloads ilegais de arquivos, programas infectados, jogos, etc.

 

O que o vírus faz?

Os códigos maliciosos buscam corromper, destruir dados ou transferi-los para outras máquinas, interferindo no funcionamento normal da máquina da vítima.

 

Por que ter um antivírus?

Toda máquina pode ser invadida e rastreada por agentes maliciosos. Com o antivírus, o usuário pode manter seu dispositivo, as atividades online e sua privacidade protegidos na web.

 

 

Conheça os pontos fundamentais para escolher o antivírus ideal:

 

  1. Ser referência no mercado

Procure fabricantes tradicionais no segmento, como: Avast, AVG, Kaspersky, McAfee, Bit Defender e Norton. Inclusive, é interessante saber se o fabricante obteve boas notas nos testes do segmento, como o AV-Test e o AV-Comparatives.

  1. Ter laboratório nacional

Quando a empresa possui laboratório nacional, a solução pode ser personalizada para as peculiaridades do mercado, tornando-se mais assertiva. Podemos citar, por exemplo, e PIX, golpes do FGTS, LGPD, que são típicas do cenário brasileiro.

  1. Ter Facilidade de uso

O software deve apresentar uma interface amigável, que permita que o usuário utilize com facilidade. Outro ponto é que o suporte seja efetivo e ajude o usuário a desfrutar ao máximo dos recursos da solução.

Prepare-se para as tendencias com segurança de alto nível

 

  1. Permite automatização

Software desatualizado é uma grande brecha de segurança. Por esta razão, é importantíssimo escolher um fornecedor que autorize que as atualizações, correções e reconfigurações sejam realizadas de forma programada, sem a intervenção do usuário.

5.     Desempenho x sistema operacional

Outro ponto para se observar é a avaliação com relação a qual opção tem melhor desempenho em detectar e corrigir ameaças no sistema operacional do usuário. Há fabricantes que possuem melhor desempenho no Windows, por exemplo.

6.     Originar de fontes oficiais

Software seguro é o que vem direto do fabricante. Páginas que oferecem softwares, serviços e produtos pagos de forma gratuita ou fácil, certamente contem vírus e outros malwares incorporados.

7.     Ser bem-avaliado em testes oficiais

Os laboratórios de testes AV-Test e AV-Comparatives realizam diversos estudos aprofundados todos os anos para analisar como os fabricantes lidam com essas ameaças, pontuando-os de acordo com seu desempenho.

As categorias analisadas são: proteção (para descobrir como ele responde a ameaças de malware online), privacidade (para avaliar seus recursos de privacidade proteção de dados) e velocidade (para avaliar se ele afeta a performance da máquina).

 

Considerações finais

Recomenda-se que a soluções de antivírus também reúna recursos de proteção contra malwares em várias camadas, classifique as URLs visitadas, tenha recursos de detecção proativa, firewalls e filtragem de spam, ofereça segurança para transações financeiras, exclua com segurança arquivos, histórico de navegação etc.

 

Conheça os Serviços Gerenciados de segurança Assisnet

O SMSA – Security Management Services Assisnet proporciona uma série de vantagens através do formato de “segurança como serviço”, inclusive com soluções antiphishing baseadas em comportamento, elevando o nível de profissionalização da sua estrutura sem a necessidade de investimentos em aquisição de ativos e softwares de segurança. Clique no link e saiba mais.