You are currently viewing Implementando a melhoria contínua nas empresas

Implementando a melhoria contínua nas empresas

Um elemento que não pode faltar nas empresas é a adoção da melhoria contínua. O processo é um esforço ininterrupto para aperfeiçoar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade, gerando uma vantagem competitiva para as Organizações.

 

Conheça algumas fontes de inspiração para implementá-la:

 

 Segundo Thomas Edison, Criatividade = 1% de inspiração + 99% de transpiração. Não se deve, porém, iludir-se com a desproporção entre os dois elementos – a centelha inspiradora é essencial (1).

Não podemos imaginar que dependemos somente de insights para implementar melhorias, a partir das perdas identificadas e analisadas.

O que não está bom, sabemos. Mas, qual seria a situação melhorada?

Quanto mais informação sobre o assunto que está sendo tratado, melhor. Mas, onde obtê-lo?

 

Seguem algumas fontes:

 

  • Livros e artigos:

Livros e artigos sobre pensamento enxuto, manufatura enxuta, setup rápido, Kaizen (em fábricas e em escritórios) podem ser grandes fontes de inspiração.

 

  • Revistas técnicas / catálogos:

Folhear uma revista técnica e catálogo (ou visitar uma versão eletrônica), com a intenção de identificar Kaizens, é uma prática que funciona. Depois, colar post-it nas páginas que possuem dicas interessantes e registrar o nome das pessoas que deveriam ver aquela informação, e ao término da leitura, encaminhar o material para a pessoa mais citada nos “papeizinhos” e pedir para que ela circule para as outras.

Não é raro estas publicações apresentarem soluções (que até então não conhecíamos), para problemas que estão nos afetando no dia a dia.

 

  • Cursos/treinamentos:

Existem bons cursos/treinamentos, gratuitos em alguns casos, que vão desde os de curta duração, presenciais ou EAD, até os de pós-graduação, que abordam os temas Qualidade, Produtividade, dentre outros.

Muitos destes cursos apresentam ferramentas da qualidade, que são muito úteis em projetos Kaizen.

Segundo Lindeman (2), a educação adulta reconstrói a estrutura total dos valores da vida. Estudar para tornar a vida mais interessante, não primeiramente (ou principalmente), para explicar e convencer, mas para desafiar. Uma oportunidade de melhoria, a possibilidade de implementar um Kaizen, nos desafia, sem dúvida alguma.

A abordagem para a educação adulta deve ser através de situações e não assuntos (2). Aprendemos, sem dúvida alguma, através da participação em situações reais, ou ao menos, em projetos e em cases, os mais próximos da realidade possível. Simulações são bem-vindas.

O recurso de maior valor na educação adulta é a experiência do aprendiz, onde a educação é o processo e a experiência é o meio para alcançar a inteligência evolucionária (2). De uma forma, ou de outra, somos todos aprendizes. As experiências relacionadas aos Kaizens dos quais participamos, nos marcam por muito tempo. Quando somos transferidos de área, unidade, organização, levamos conosco todo este conhecimento e experiência e acabamos por repetir todos os Kaizens possíveis no novo ambiente.

 

Espero que tenha gostado destas dicas. Continue nos seguindo e não perca os próximos artigos.