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O que é o downtime e como evitar que impacte a disponibilidade de TI

A disponibilidade de TI é um elemento essencial para as empresas se manterem ativas e sempre prontas a oferecer seus serviços e produtos.

O custo da inatividade, também conhecido como downtime, é muito alto e impacta diretamente na produtividade e nos lucros de uma Companhia. Por esta razão, cabe à administração de TI garantir a disponibilidade e evitar que instabilidades ocorram.

Conheça as principais causas e impactos que um downtime provoca no ambiente de TI e algumas formas de evitar que isso aconteça, de modo que sua empresa esteja sempre disponível.

 

O que é disponibilidade de TI

É o fornecimento de uma infraestrutura confiável de tecnologia, que garanta que as operações da empresa se mantenham ativas e prontas para prestarem seus serviços e produtos, cuidando para que os processos sejam executados com eficiência e sem problemas técnicos.

Assegura também a disponibilidade das informações necessárias para o funcionamento das operações da Companhia.

Importância

Até os melhores e maiores provedores de infraestrutura e computação em nuvem estão sujeitos a falhas, que podem provocar transtornos e exigir, até mesmo, a substituição de sistemas e equipamentos.

A paralização da empresa por problemas técnicos significa perda de tempo e dinheiro, além de abrir brechas para ataques cibernéticos. É importante não depender da tecnologia e ficar nas mãos dela, em caso de falha.

 

O que é o downtime

É o tempo em que um sistema, processo ou atividade é temporariamente interrompido.

As interrupções podem ser planejadas (como as que ocorrem durante uma atualização ou manutenção do equipamento) ou não planejadas.

Paradas não planejadas pode trazer grandes prejuízos, por esta razão, devem ser previstas, minimizadas e evitadas.

 

Causas do downtime

  • Um único ponto de falha (SPOF): que é uma parte do sistema que, se falhar fará com que todo o sistema pare de funcionar, causando o downtime. Sistemas altamente confiáveis não devem depender deste componente individual. É possível tornar os sistemas robustos adicionando redundância em todos os SPOFs potenciais.
  • Falta de monitoramento adequado: O que não é medido não pode ser gerenciado. Por esta razão, é necessário monitorar e realizar relatórios frequentes para determinar o que precisa ser corrigido ou otimizado. Relatórios de gerenciamento de disponibilidade permitem que o administrador verifique aspectos da disponibilidade, confiabilidade e sustentabilidade dos serviços de TI e seus componentes, reduzindo incidentes e levantando quais processos de negócio poderão ser impactados pela indisponibilidade. O monitoramento pode detectar, por exemplo, que o downtime ocorrerá quando os servidores ficam superaquecidos ou a porta do switch sofra algum problema.
  • Falta de planejamento das mudanças: Mudanças não planejadas podem causar, além de períodos de inatividade, prejuízos financeiros. Por esta razão é importante o planejamento, prevendo os impactos que podem ser causados por ela.

 

Impactos provados por um downtime

  • Perda de produtividade da equipe, devido à inatividade
  • Prejuízo no faturamento de vendas
  • Danos à credibilidade da empresa
  • Aumento das reclamações dos clientes

 

Como evitar um downtime?

  • Realizando manutenções preventivas dos equipamentos periodicamente. Quanto mais cedo forem descobertas falhas, menor será o impacto.
  • Disponibilizando um manual de instruções e políticas de trabalho, para reduzir a falhas humanas.
  • Monitorando a duração da indisponibilidade (dias, horários e tempo) com os processos da operação
  • Respondendo às seguintes perguntas: como posso minimizar o custo e o tempo de inatividade; quais ativos apresentam os maiores riscos para a lucratividade no período de inatividade.

 

Sobre nós

A Assisnet Soluções está preparada para manter sua estrutura e atendimento 24×7 sem interrupções.

E sua empresa, possui um plano de disponibilidade? Precisa de apoio para isso? Procure a nossa equipe, teremos prazer em ajuda-lo.

Fonte: McKinsey