You are currently viewing Por que toda empresa deve ter um Plano de Continuidade de Negócios?

Por que toda empresa deve ter um Plano de Continuidade de Negócios?

Quanto tempo seu negócio resistiria a um desastre? Manter a continuidade da operação diante de situações adversas, como quedas de energia elétrica, é essencial para uma empresa não ter prejuízos financeiros.

Toda atividade ou negócio, não importa o segmento e o porte da empresa, está sujeita a sofrer situações adversas em momentos inesperados, que podem dificultar ou até mesmo interromper suas operações.

 

Conheça o Plano de Continuidade de Negócios (PCN) e veja como ajuda as empresas a retomar suas atividades com segurança, caso sofra uma situação adversa:

 

O que é

O PCN é um conjunto de ações preventivas planejadas que visam garantir o pleno funcionamento dos serviços de uma Companhia caso ocorra alguma situação adversa, até que se normalize.

 

Objetivo do PCN

Sua finalidade é criar normas e padrões para que, em situações adversas, as empresas possam recuperar, retomar e dar prosseguimento aos seus processos de negócio, evitando que sofram prejuízos mais profundos, que provoquem perdas financeiras.

Perguntas que devem ser respondidas antes

Antes de estabelecer o PCN, os executivos precisam analisar três coisas:

  • o risco: previsão de ameaças e problemas que possam acontecer;
  • o impacto: levantamento das formas que eventuais ameaças podem impactar o negócio;
  • o planejamento estratégico: que ações serão necessárias, caso ocorra um problema, para recuperar e retomar as atividades, evitando danos ao negócio.

 

O que o PCN contém

O Plano de Continuidade de Negócios é formado por quatro subplanos, que são interrelacionados. São os seguintes:

  • Plano de Contingência (Emergência): define as necessidades e ações imediatas quando todas as prevenções tiverem falhado; deve ser utilizado em último caso.
  • Plano de Administração ou Gerenciamento de Crises (PAC): define as funções e responsabilidades das equipes envolvidas com o acionamento das ações de contingência, antes, durante e após a ocorrência.
  • Plano de Recuperação de Desastres (PRD): determina o que será feito após controlada a contingência e administrada a crise, para a empresa retomar seus níveis normais de operação.
  • Plano de Continuidade Operacional (PCO): busca reestabelecer totalmente as operações de uma empresa, reduzindo os impactos provocados por um eventual incidente.

Etapas da implementação do PCN

  1. Mapeamento do negócio: consiste em conhecer as operações de negócio da Organização, conhecer os serviços e componentes de TI e entender como se relacionam ao negócio.
  2. Análise de Ambiente: etapa que analisa todo o ambiente de TI que foi identificado, avaliando riscos, possíveis falhas de operação de TI, oferecendo argumentos para a tomada de decisão de investimentos, na busca por ações para manter a continuidade do business.
  3. Análise de Impacto do Negócio: etapa que fornece o pleno entendimento do tamanho do impacto (tangível e intangível) de uma “parada de operação”.
  4. Definição das Estratégias de Continuidade: etapa que define como a Organização vai tratar a continuidade de negócios, tomando como base as informações anteriores (recursos de TI, riscos e o impacto no negócio).
  5. Elaboração dos documentos do Plano de Continuidade de Negócio. 

 

Quanto tempo seu negócio resistiria a um desastre?

Manter a continuidade da operação diante de situações adversas, como quedas de energia elétrica, que são bem comuns em nosso país, principalmente no verão, é essencial para uma empresa não ter prejuízos.

A Assisnet está preparada para suportar o atendimento ao cliente porque possui um plano de continuidade de negócios, que inclui suprimento de energia, em casos de crises elétricas.

E o seu negócio, está preparado? Fale com nossos especialistas e saiba como se prevenir.