You are currently viewing Previsões para o futuro da infraestrutura de nuvem e borda

Previsões para o futuro da infraestrutura de nuvem e borda

À medida que a infraestrutura corporativa evolui, os líderes de TI precisam adotar uma estratégia de nuvem expansiva, priorizando a adaptação e a proteção em sua lista de tarefas.

Este plano deve contemplar tendências, como: o crescimento do número de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), que dobra a cada cinco anos; a migração das Corporações para a nuvem, criando riscos de segurança para serem mitigados.

 

Conheça as previsões do Gartner para o futuro da infraestrutura de nuvem e borda, que exigirão dos líderes de TI preparar que as operações tenham eficiência em qualquer lugar:

 

O aumento dos dispositivos IoT conectados à rede

É estimado que mais de 15 bilhões de dispositivos IoT se conectem à infraestrutura corporativa até 2029.

Todos estes dispositivos, sejam corporativos, convidados, confiáveis ou​e não confiáveis, ​​representam um risco de segurança para a empresa caso os administradores de TI não coordenem adequadamente como serão conectados e quais os cuidados.

É bastante comum nas redes corporativas, encontrar dispositivos IoT que não foram instalados, protegidos ou gerenciados pelos administradores de TI. Esta falha na segurança pode dar espaço para uma invasão de cibercriminosos e futuras violações.

O que o Gartner indica para esta situação: isolar ou segmentar os dispositivos, para reduzir a superfície de ataque. Presume-se que, se as empresas fizerem isso até 2023, enfrentem 25% a menos de ataques cibernéticos.

 

A aceleração das implantações em nuvem

A pandemia COVID-19 proporcionou um rápido ritmo de inovação e digitalização, tornando a nuvem essencial para implementação do teletrabalho, trazendo para a realidade conceitos como a colaboração, mobilidade e desktops virtuais, permitindo o estabelecimento de uma força de trabalho distribuída e segura.

A recomendação do Gartner é que sejam acrescentados novos desenvolvimentos do setor nas áreas de plataformas nativas da nuvem e serviços de nuvem distribuídos.

 

 

Aumento da computação de borda

A computação de borda é um modelo de computação que aproxima os aplicativos corporativos das fontes de dados, como dispositivos de IoT ou servidores de borda local. Essa proximidade com os dados com sua fonte pode gerar grandes benefícios de negócios: insights mais rápidos, tempos de resposta melhores e disponibilidade de largura de banda aprimorada.

A capacidade de análise da computação de borda impulsiona a inovação para melhorar a qualidade e aumentar o valor dos serviços de nuvem.

 

Traga sua Organização para a nuvem

A Assisnet Soluções possui um portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte, além do serviço de backup, seguindo as melhores práticas de TI.

No Cloud Solutions Assisnet (CSA), o monitoramento da infraestrutura do cliente é realizado em tempo real, por um suporte técnico especialista. Clique no link e conheça mais sobre a solução.

 

Fonte: Gartner