You are currently viewing Recomendações de segurança para um ambiente na nuvem

Recomendações de segurança para um ambiente na nuvem

A nuvem se tornou essencial

A nuvem proporciona um ambiente dinâmico e ágil para as empresas, permitindo escalar rapidamente, caso necessário, e sem requerer grandes investimentos iniciais.

Segundo uma pesquisa feita pela McKinsey em 2019, com CIOs e CTOs, 85% dos entrevistados consideram a nuvem essencial para acelerar a receita e melhorar o tempo de saída para o mercado.

 

Pontos de atenção para segurança na nuvem

  • Segurança de rede: O primeiro ponto que se deve considerar é como serão acessados os dados. Por VPN ou acesso público, quais protocolos serão permitidos? É fundamental garantir uma conexão segura e proteger as credenciais dos usuários. Outro ponto é com relação ao privilégio dos usuários para desfrutar dos recursos na nuvem: serão limitados a perfil ou totalmente liberados?
  • Segurança de aplicativos: é importante considerar se terão serviços web publicados, quais aplicativos e servidores deverão ser protegidos através de um sistema IPS (Intrusion Prevention System). O IPS é um sistema de prevenção de intrusão; um recurso que examina o tráfego na rede, para detectar e prevenir acessos não autorizados.
  • Visibilidade e controle da plataforma: possibilita o monitoramento das atividades do usuário, análise de tráfego, segurança da informação e ser capaz de verificar se a proteção dos dados está em conformidade com os regulamentos de segurança da informação e as normas vigentes.

 

A importância da segurança integrada

As ferramentas de segurança para nuvem devem:

  • Permitir a visualização e a gestão unificadas, assim como a integração e automatização dos diferentes componentes das várias nuvens.
  • Acompanhar a velocidade e o dinamismo da nuvem.
  • Ser capaz de integrar nuvem com ambientes privados através do uso de VPN ou por SD-WAN.
  • Garantir uma conectividade segura.

 

Qual é vantagem de adquirir um serviço de gerenciamento de nuvem?

Uma vulnerabilidade pode trazer perdas de ativos muito importantes para a empresa, além de afetar a imagem da marca e seus clientes.

Quando o monitoramento da nuvem é realizado por uma empresa especialista, o prestador de serviços gerencia a segurança de todas as camadas: segurança física, conectividade de rede, ambiente de virtualização, sistemas operacionais, controle de informações e acesso, entre outras.

Além disso, o controle da plataforma possibilita ter visibilidade do que está acontecendo, ou seja, o que os usuários fazem na nuvem e identificar falhas com rapidez.

 

A Assisnet possui portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte por especialistas. Clique no banner e saiba mais!