You are currently viewing Ambiente Híbrido e Multicloud – entenda a diferença

Ambiente Híbrido e Multicloud – entenda a diferença

Conheça as características e benefícios de cada ambiente e veja o que melhor atende a realidade dos seus negócios.

É comum as pessoas confundirem ambiente de Nuvem Híbrido com Multicloud, por isso, trouxemos esse conteúdo para o nosso Blog. Porém, antes de explicar a diferença entre esses ambientes é importante dar um passo atrás e esclarecer os distintos tipos de nuvem:

Nuvem Privada: são ambientes de uso exclusivo de uma empresa, onde foi realizado o processo de virtualização como forma de otimizar o uso dos recursos de TI.

Nuvem Pública: ambientes que utilizam infraestrutura compartilhada de nuvem com outras companhias, por meio de um provedor de nuvem.

Enquanto a nuvem privada tem a vantagem de proporcionar um ambiente mais seguro por não ser acessível a outras pessoas, a nuvem pública oferece um custo bem menor de manutenção, facilidade de escalar e garantias de disponibilidade.

Nuvem Híbrida: é quando há a junção dos dois ambientes: público e privado (ou exclusivo e não exclusivo), aliando os benefícios de cada modelo.

Ambiente Multicloud: este é bastante diferente dos modelos mencionados acima.

No ambiente multicloud há a utilização de diferentes provedores de nuvem. Desta forma, é possível, por exemplo, manter alguns sistemas no Azure, da Microsoft, e outras ferramentas na infraestrutura de outro fornecedor.

A maior vantagem desse modelo está na flexibilidade dos recursos utilizados. Assim, se ocorrer a instabilidade de um provedor, o outro mantém os negócios em funcionamento. Contudo, este ainda não é um ambiente padrão no mercado, pois é necessário desenvolver soluções mais robustas para que as infraestruturas conversem melhor entre si.

Qual ambiente escolher?

Todos os modelos apresentados podem ou não ser vantajosos para a sua empresa. Por isso, é fundamental contar com profissionais de TI experientes, com conhecimento e habilidade técnica suficiente para discernir o que é melhor para a realidade de cada empresa.

Conte com a Assisnet nesse processo. Possuímos a experiência e os profissionais especializados para conduzir a sua organização nessa jornada da cloud computing por mais eficiência e lucratividade.