You are currently viewing Facilite o monitoramento da segurança dos ambientes com SOCs

Facilite o monitoramento da segurança dos ambientes com SOCs

Segurança é primordial. Todas as empresas, não importa o porte e indústria, precisam monitorar a rede para detectar possíveis ameaças e saber como agir em caso de incidente.

Um estudo recente realizado pela Forrester revelou que, no Brasil, 96% das Companhias enfrentaram pelo menos um ataque cibernético; 16% das organizações tiveram que pagar um resgate pelo ransomware; e 83% dos entrevistados no país esperam que o aumento dos ataques cibernéticos impacte em seus negócios.

O que mais está preocupando as Organizações são ataques como os de ransomware, que podem causar uma parada total nas operações da empresa, caso os dados sejam bloqueados.

As investidas contra à segurança de dados, entretanto, parecem longe do fim. É preciso ter uma estrutura preparada para prevenir e combater ameaças.

 

 

O que é o SOC (Security Operations Center)

Um Centro de Operações de Segurança é uma instalação que abriga uma equipe de segurança da informação, responsável por monitorar de forma contínua a postura de segurança de uma Organização.

Seu objetivo é monitorar, controlar, detectar, analisar e responder a incidentes de segurança de dados com proatividade.

 

Como surgiu o SOC

A primeira ideia de Operações de Segurança surgiu nos EUA, em 1966, como uma iniciativa para investigar as falhas de estratégia de combate durante a Guerra do Vietnã. Desta investigação decorreram 5 conceitos básicos para a segurança cibernética atual:

  1. Identificar informações críticas;
  2. Analisar ameaças;
  3. Analisar vulnerabilidades;
  4. Avaliar riscos;
  5. Aplicar um plano de ação.

 

Prepare-se para as tendencias com segurança de alto nível

 

Como é implantado um SOC

O primeiro passo para estabelecer o SOC de uma organização é definir uma estratégia de defesa para o negócio.

Com a estratégia desenvolvida, vem a implementação da infraestrutura necessária para suportar essa operação: firewalls, IPS. IDS, soluções de detecção de violação, sistema de gerenciamento de eventos etc.

O SOC deve ter mecanismos para proteger dados confidenciais e cumprir os regulamentos da legislação do País.

 

Com os especialistas Assisnet gerenciando sua rede, sua equipe fica livre concentrar tempo e recursos em tarefas estratégicas para o seu negócio. Conheça os benefícios:

  • Gestão contínua do ambiente por especialistas
  • Identificação de anomalias nos sistemas das empresas e resposta imediata através do uso de tecnologia avançada da SonicWall
  • Suporte e consultoria durante implementação
  • Gerenciamento de vulnerabilidade baseada em risco
  • Defesa da superfície de ataque, não importa o modelo (on premisses, nuvem e híbridos)