You are currently viewing 6 tendências que impactarão a infraestrutura e operações em 2021

6 tendências que impactarão a infraestrutura e operações em 2021

Previsões indicam que, no final de 2023, mais de 90% das organizações de infraestrutura e operações (I&O) terão a maioria de sua equipe trabalhando remotamente. O COVID-19 pode ter acelerado essa tendência, mas também é o resultado da mudança para a nuvem.

O Gartner levantou seis tendências que afetarão a infraestrutura e operações nos próximos 12 a 18 meses e as etapas que os líderes de TI devem realizar para implementá-las. Veja:

 

  1. Operações em qualquer lugar

O gerenciamento de infraestrutura e operações deve ser capaz de suportar as operações da empresa distribuída, e ao mesmo tempo, oferecer suporte para os colaboradores trabalharem de qualquer lugar.

Além de fornecer mais flexibilidade, o trabalho remoto exigiu uma mudança cultural, pois desafia o pensamento tradicional de fornecer infraestrutura e apoiar as operações a partir de um local central.

Os líderes de negócio devem desenvolver planos para permitir que essas equipes tanto trabalhem dinamicamente no local, quanto remotamente com segurança e eficiência.

 

  1. Infraestrutura otimizada

A infraestrutura ideal muda de “infraestrutura e operações” para “integração e operações”. Nesta nova abordagem, diferentes opções de infraestrutura, como nuvem, armazenamento. podem se aplicar a diferentes locais e cargas de trabalho. Tornou-se uma responsabilidade de I&O determinar a infraestrutura mais adequada para cada cenário, ponderando o melhor custo-benefício para justificar as escolhas de infraestrutura.

 

 

  1. Continuidade operacional

Garantir a continuidade dos serviços de TI, independentemente de fatores externos é essencial. Os benefícios incluem: maior eficiência, implantação de carga de trabalho mais rápida, custos reduzidos e consistência entre os processos.

Neste ponto, o Gartner recomenda o planejamento de contingência, considerando os impactos dos piores cenários e o que pode ser feito para garantir que as operações possam continuar em tal situação. Importante não esquecer de incluir soluções de recuperação de desastres.

 

  1. Modernização da infraestrutura principal

Hoje, as Companhias estão fazendo mais para atualizar e modernizar suas infraestruturas principais; tornando-se flexíveis para atender às necessidades dos negócios digitais.

Esse plano de modernização deve conter também os investimentos necessários para adquirir as tecnologias, com cronogramas realistas.

 

 

  1. Nuvem distribuída

Nuvem distribuída é a descentralização dos recursos da nuvem. Ele permite flexibilidade na localização física da empresa, ao mesmo tempo que reduz a latência e transfere a carga de suporte para o provedor de serviços em nuvem.

A nuvem distribuída também traz desafios, incluindo modelos de implantação complexos e custos elevados.

 

  1. Habilidades críticas vs. funções críticas

As organizações de I&O estão mudando para um foco em habilidades críticas em vez de funções críticas. Isso ajuda a reduzir o risco e aumentar a resiliência, pois várias pessoas possuem as habilidades necessárias para tarefas críticas de negócios. Ele também ajuda as equipes de I&O a alinhar os orçamentos, para que fiquem mais próximos às necessidades do negócio.

 

É incontestável que, quando se fala de tendências em TI, todas se relacionam à com nuvem. Modernize seu negócio com Soluções de Nuvem Assisnet.

A Assisnet Soluções possui um portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte, além do serviço de backup, seguindo as melhores práticas de TI.

No Cloud Solutions Assisnet (CSA), o monitoramento da infraestrutura do cliente é realizado em tempo real, por um suporte técnico especialista. Clique no link e conheça mais sobre a solução.

Fonte: Gartner