You are currently viewing Ameaça de cryptojacking deve crescer em 2018

Ameaça de cryptojacking deve crescer em 2018

O volume de malware segue crescendo em mais de 100% ano a ano, de acordo com o dado presente no último relatório de ameaças cibernéticas apresentado pela SonicWall.

Entre 2016 e 2017, a quantidade de malware atingiu a marca de 9.32 bilhões no mundo. E, ao que parece, 2018 deve superar esse número recorde. Uma das previsões em destaque no levantamento são as ameaças de cryptojacking, movidas pelo aumento dos valores das criptomoedas.

 

Afinal, o que é cryptojacking?

São ferramentas e técnicas de ataque com foco nas moedas digitais como Bitcoin, Ethereum, Monero e Ripple. Geralmente compromete uma rede aleatória por meio do sequestro de websites que saem distribuindo malwares para minerar criptomoedas.

Desde janeiro de 2018, a SonicWall registrou no mundo mais de 5.6 milhões de golpes desse tipo utilizando Coinhive – uma ferramenta de JavaScript para explorar a criptomoeda Monero. Em um dos casos registrados, foram mais de 336.000 atentados por Coinhive em um único dia.

 

Por que se proteger?

O script do Cryptojacking fica oculto no navegador e é executado quando se acessa uma página da Web infectada. Enquanto o usuário estiver conectado nesse website, o script permanece em execução. Logo, qualquer computador, seja de uso pessoal ou corporativo, com acesso à internet já está sujeito ao cryptojacking, mesmo que o usuário não tenha qualquer envolvimento com o mundo financeiro digital.

Ao ter contato com essa ameaça, os prejuízos vão desde danos físicos na máquina, como superaquecimento e lentidão no processamento (visto que a CPU está sendo consumida), até o risco das corporações terem suas redes desativadas.

Para se proteger, é importante o uso de antivírus atualizados, bem como o emprego de um antimalware. Utilizar senhas fortes é outra maneira simples de dificultar o acesso dos hackers.

 

E para uma segurança mais completa da sua empresa, conheça o Serviço de Gerenciamento de Segurança Assisnet – ou SMSA (Security Management Services Assisnet), solução de segurança de firewall em formato de serviço, baseada em tecnologia UTM (Unified Threat Management), que proporciona gerenciamento unificado de ameaças com detecção e prevenção de ataques.

Entre em contato com o nosso time e saiba mais.