You are currently viewing Benefícios e riscos para trabalhar com migração em nuvem

Benefícios e riscos para trabalhar com migração em nuvem

O tema cloud computing (migração em nuvem) se tornou bem disseminado na área de TI e os benefícios que podem agregar à empresa, como redução de custos, portabilidade, otimização, agilidade, e até sustentabilidade, se isentando de investimentos em espaços climatizados e altos gastos com energia por exemplo.

Porém muitas empresas ainda têm medo de adotar esse método, principalmente quando falamos em segurança de compartilhamento de dados.

 O que é migração em nuvem?

É o processo de transição do modelo tradicional de armazenamento de dados físicos, como o HD do computador, pen drive, entre outros, para o armazenamento de dados de servidores em nuvem.

LISTAMOS ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEM SER ADOTADOS: 

  •  Verifique a viabilidade

A nuvem aumenta a flexibilidade e escalabilidade de vários sistemas, mas o gestor deve ter atenção as mudanças do mercado e como pode impactar no seu negócio.

Atualmente existem três tipos de serviço em nuvem: cloud computing híbridas, públicas ou privadas.

Todos os modelos proporcionam um bom nível de segurança, mas a estratégia é muito importante para promover um crescimento de forma sustentável para o negócio, pagando apenas pelos recursos consumidos na nuvem.

  • Faça um bom planejamento

De acordo com um estudo realizado pela Cisco em 2016, cerca de 69% das empresas não fazem um planejamento adequado para a migração em nuvem, muitas vezes gerando um impacto negativo.

Para qualquer processo de migração ou implantação é de extrema importância que seja realizado um estudo e adequado planejamento, minimizando erros e trazendo o retorno esperado.

  • Faça as integrações por etapas

A mudança do modelo de infraestrutura requer paciência, com a estratégia e roteiro bem definidos, o que minimiza os riscos sensivelmente.

A integração gradual ajuda o gestor de TI se certificar que as adaptações são eficientes, garantindo que os sistemas funcionem perfeitamente.

  •  Prepare a equipe

Qualquer mudança no setor de TI, o treinamento da equipe e a familiaridade com a nova tecnologia é essencial.

A migração não é apenas um apertar de botão, as pessoas envolvidas devem conhecer a nova tecnologia, entender suas responsabilidades, se mantendo engajada em todas as fases do processo, a adaptação será mais tranquila reduzindo a resistência a erros.

  • Tenha certeza que o servidor é seguro

O aspecto crucial à ser avaliado com maior cautela é o servidor, onde todos os dados do negócio serão armazenados, por isso toda atenção ainda é pouco.

Pesquise no mercado alternativas confiáveis, se o fornecedor possui certificações aprovadas pelo mercado internacional e se as práticas utilizadas já foram testadas.

A escolha do fornecedor especializado é importantíssima e não deixe de avaliar: 

  • Se a nuvem é pública ou privada.
  • Se o firewall é compartilhado ou dedicado.
  • Quem terá a administração dos serviços.
  • Se existe alguma criptografia de acesso.
  • Se os patchs e updates dos Sistemas Operacionais são aplicados.

No Brasil, ainda enfrentamos muitos problemas com relação à infraestrutura de telecomunicação e o acesso à internet pode se tornar um grande problema, por isso o bom fornecedor deve sempre se preocupar com a redundância de acessos.

As novas tecnologias são sempre bem-vindas e essenciais para qualquer segmento de empresa, em determinado momento não há mais como fugir dela. Quanto melhor preparado e orientado a gestor estiver, melhor será o seu legado.

Não deixe para amanhã o benefício que você usufruir hoje!

ASSISNET SOLUÇÕES DE TI  

Data center com certificação de segurança TIER III

www.assisnetsolucoes.com.br
comercial@assisnetsolucoes.com.br
Tel. 11 3393-6363