You are currently viewing CES 2019 – Inteligência Artificial, Computação e os impactos na Sociedade

CES 2019 – Inteligência Artificial, Computação e os impactos na Sociedade

Confira um resumo dos temas em destaque na maior feira de tecnologia do mundo

A CES 2019, maior feira de tecnologia do mundo, que aconteceu em janeiro na cidade de Las Vegas, apresentou inovações que prometem continuar a revolucionar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

Os destaques do evento ficaram por conta do amadurecimento de áreas como 5G, inteligência artificial, cidades inteligentes, esportes, veículos, saúde digital, entre outras, numa prova de que a tecnologia estará cada vez mais presente em tudo o que fazemos.

Nesse contexto, a CES também trouxe previsões relacionadas a dados, computação e sociedade. Confira:

  • Dados: embora existam inúmeras ferramentas inteligentes de análise de dados, segundo a IBM, menos de 1% dos dados emitidos é realmente analisado. Dados profundos que ainda não foram coletados ou mesmo analisados, poderiam revelar informações relevantes, como prever ou diagnosticar precocemente doenças degenerativas. A tendência então é o cruzamento de dados se intensificar mais e mais.
  • Computação: os sistemas deverão ser capazes de não somente lidar com grandes quantidades de dados, como também fazer algo com eles. Os especialistas consideram que atualmente o que temos é uma Inteligência Artificial limitada, com capacidade de precisão sobre-humana desde que receba experiências suficientes de aprendizado. Em outro extremo encontra-se a Inteligência Artificial Geral, que mescla inteligência humana e a capacidade de unir muitas tarefas em diversos domínios e com autonomia. Dessa forma, o espaço entre essas duas categorias de IA foi batizado de Inteligência Artificial Ampla, a qual reconhece que é necessário aprendizado e raciocínio juntos para aprender com menos exemplos e mais tarefas. Para isso, precisa ser escalável, contar com programação automatizada e hardware especializado em IA.
  • Impacto na Sociedade: Por fim, existe muito mito em torno do desenvolvimento de novas tecnologias e os seus reais benefícios para a sociedade. O medo maior gira em volta da discussão se a IA, por exemplo, tomará o emprego dos seres humanos. Para os especialistas presentes na CES é importante considerar que os sistemas inteligentes irão tanto tirar empregos quanto gerar novos, porém, a certeza maior é que grande parte dos trabalhos atuais serão realizados de maneira diferente do que são agora.

Saiba mais com os nossos especialistas.