You are currently viewing Como criar uma política de segurança para dispositivos móveis

Como criar uma política de segurança para dispositivos móveis

Hoje, graças à mobilidade corporativa e à adesão dos dispositivos móveis (tablets, smartphones, notebooks) no cotidiano corporativo, os profissionais podem ter mais dinamismo, economia e produtividade.

Segundo a pesquisa ‘’A conectividade das empresas brasileira’’, realizada pela Embratel, mais de 70% das empresas com mais de 100 empregados já utilizam celulares corporativos. 73% das empresas pesquisadas disponibilizam aparelhos para os funcionários. Em 2014 esse número era apenas 43%.

Junto à ampla adoção dos dispositivos móveis pelas Organizações, cresceu também o risco e as ameaças à segurança de dados.

Para evitar incidências negativas, é essencial que as empresas saibam como criar uma boa política de segurança. Veja pontos importantes sobre isso:

 

Antes de começar

O crescimento do uso dos smartphones no ambiente corporativo exigiu medidas para preservar e garantir a segurança dos dados empresa, bem como de seus clientes, colaboradores e fornecedores.

 

No que consiste a política

A política de segurança para dispositivos móveis é um conjunto de medidas estabelecidas pela Companhia para garantir que todos os usuários da rede corporativa cumpram as normas estipuladas com relação à segurança de dados e às informações armazenadas e processadas no ambiente digital.

 

Objetivo da política

O objetivo das medidas de segurança é garantir que os dados coletados e armazenados estejam seguros de invasões digitais e que não sejam utilizados para finalidades que não atendam aos propósitos da Organização.

 

Importância da adoção da política

Com cada vez mais usuários utilizando os dispositivos móveis no ambiente corporativo, devido às facilidades trazidas pela tecnologia – acessibilidade, flexibilidade, produtividade, armazenamento em nuvem – garantir a segurança de dados e de informações se torna primordial, sobretudo para evitar ataques cibernéticos.

 

Benefícios da política de segurança para dispositivos móveis

  • Mobilidade: permite aos colaboradores que trabalhem de qualquer local, expandindo as operações da Companhia para além do desktop.
  • Segurança de dados: com a adoção de uma política é possível ter ferramentas que garantam que as informações sejam preservadas e impedir que dispositivos comprometidos acessem os dados da empresa.
  • Evitar perda de dados: Caso a rede empresarial seja atacada ou os smartphones sejam usados de modo incorreto, é possível resguardar dados importantes para a empresa e evitar a perda dessas informações, tanto pela perda de dispositivos móveis quanto por invasão.
  • Proteção contra ameaças: Uma boa política de segurança garante que os usuários dos dispositivos móveis não façam mau uso dos aparelhos e evitem a contaminação da rede por ameaças de vírus.
  • Acesso limitado a áreas relevantes do negócio.

 

O que considerar na política de segurança para dispositivos móveis

As Companhias que utilizam a mobilidade corporativa devem estabelecer regras e limites para o uso dos aparelhos e das informações obtidas durante as operações profissionais, considerando os deveres, obrigações e limitações para o uso dos dispositivos móveis:

  • Dispor de medidas de segurança para equipamentos e softwares;
  • Restringir o acesso a dados, através de senhas e cargos;
  • Criar um termo de responsabilidade, constando o cuidado que cada colaborador ou setor terá ao utilizar o dispositivo;
  • Oferecer treinamentos para garantir o correto uso dos aparelhos e das ferramentas empregadas;
  • Divulgar as políticas estabelecidas na Companhia, para que todos entendam a importância das medidas, utilizando os canais de comunicação da Organização, como newsletter, e-mails, murais, jornais etc;
  • Evitar o uso de redes públicas.

 

Conte com o apoio da Assisnet para implementar uma Política de Segurança eficiente.

A Assisnet Soluções possui um amplo portfólio de serviços de tecnologia, com recursos para gestão da mobilidade dos negócios, incluindo: diagnóstico e desenvolvimento de projetos, consultoria pré-venda, implantação da solução de MDM, integração e customização, gerenciamento e suporte de especialistas. Clique e saiba mais.

 

Fonte: Urmobo