You are currently viewing Como melhorar a segurança dos dados corporativos

Como melhorar a segurança dos dados corporativos

A informação é o ativo mais precioso de uma empresa. Por esta razão protegê-la, sobretudo dados sigilosos e sensíveis, é essencial.

A falta de proteção de dados pode trazer muitos problemas: perda de informações estratégicas, interrupções nos negócios, vazamento de dados sigilosos, danos à reputação e perda de credibilidade.

Confira 8 indícios de que é necessário melhorar a segurança dos dados corporativos:

 

 

  1. Sistemas desatualizados

Uma das maneiras mais fáceis de cibercriminosos invadirem sistemas corporativos é através de softwares desatualizados ou antigos/ descontinuados.

Por não receberem mais recursos de segurança, se tornam altamente vulneráveis e explorados por invasores.

 

  1. Perdas de dados causados por falhas de software

Segundo o Relatório de Ameaças 2016 da iBLISS, 92% das vulnerabilidades críticas de infraestrutura estão relacionadas a falhas de updates. Grande parte das brechas desse tipo se referem à falta de pacotes de atualização ou ao uso de versões que não são mais suportadas pelos fabricantes.

Para se ter ideia, muitos caixas eletrônicos no país ainda utilizam o Windows XP, sistema operacional que deixou de receber suporte em 2014.

O principal modo de prevenir um problema desta natureza é manter os softwares atualizados e a manutenção em dia (correção de erros encontrados durante o uso).

 

  1. Bugs no sistema operacional

É muito importante manter os softwares e programas com versões suportadas pelo fabricante, caso uma perda de dados aconteça. As versões mais novas possuem procedimento de homologação mais rápido, uma vez que os bugs são eliminados em menos tempo.

Uma falha de software pode ocasionar um bug no sistema operacional, queda de produtividade e no desempenho, impactando os resultados da empresa.

 

  1. Equipamentos desatualizados

Hardware desatualizado tende a ter muitas falhas, necessitando que a Companhia o substitua, pois muitas vezes, reparos não resolvem o problema; pelo contrário: geram mais despesas e tornam a empresa menos segura.

Alguns equipamentos simplesmente não atendem mais aos requisitos de segurança atuais.

 

Prepare-se para as tendencias com segurança de alto nível

 

  1. Sem prática de backup

As consequências de um ataque cibernético custam caro.  De acordo com estudos do segmento, o impacto financeiro médio de uma invasão passou de US$ 1,4 milhão para US$ 13 milhões por ataque.

Por esta razão, manter uma periodicidade nos backups é fundamental para manter os dados protegidos, evitar perdas e invasões.

 

  1. Sem controle de contas privilegiadas

As contas privilegiadas, geralmente as que acessam dados confidenciais e sensíveis da Organização, são o principal alvo dos atacantes. Por esta razão, é importante saber sempre quem está visualizando e acessando essas informações.

Garantir o gerenciamento de acesso privilegiado ajuda a reduzir a superfície de ataque, quebrando a estratégia do atacante e restringindo a propagação de uma invasão.

 

  1. Sem controles de acessos

É importante investir em restrições de acesso dos funcionários da empresa na web, pois um desavisado pode acabar baixando um malware que pode prejudicar a segurança da empresa.

 

  1. Internet lenta

Muitos malwares podem estar ocultos em programas que os usuários baixam nas máquinas. Por esta razão, a internet pode ficar mais lenta, indicando que os dados confidenciais não estão protegidos. Um computador infectado pode atrair vários hackers que trabalham com roubo de informações e afetar a credibilidade da sua empresa.

 

Conheça os Serviços Gerenciados de segurança Assisnet

O SMSA – Security Management Services Assisnet proporciona uma série de vantagens através do formato de “segurança como serviço”, elevando o nível de profissionalização da sua estrutura sem a necessidade de investimentos em aquisição de ativos e softwares de segurança. Clique no link e saiba mais.

 

Fonte: XerpayiBliss