You are currently viewing 7 considerações para escolher o melhor serviço de nuvem

7 considerações para escolher o melhor serviço de nuvem

A computação em nuvem passou de tendência para uma realidade concreta, sendo amplamente adotada tanto no mercado global quanto no brasileiro.

O Gartner previu que, até este ano, o mercado de nuvens públicas movimentaria cerca de US$ 302 bilhões. Dentre as modalidades de nuvens ofertadas, o de infraestrutura como serviço (IaaS) é o segmento que mais cresce.

A cloud confere inúmeros benefícios para as empresas, principalmente com relação à redução de custos.

Você sabe o que considerar para escolher o melhor serviço de nuvem para o seu negócio? Seguem 7 pontos de atenção:

  1. Viabilidade: Antes de iniciar a migração para a nuvem, é importante avaliar a necessidade da solução, se o desempenho do negócio melhorará e se a Companhia está pronta para este investimento.
  2. Fazer um bom planejamento: É fundamental um plano que preveja como o serviço de nuvem será usado pelos funcionários da empresa, quais problemas você pode ter no futuro e qual serviço é mais adequado para solucioná-los.
  3. Migrar em etapas: Para não atropelar processos é importante que a migração ocorra por etapas, assim é garantida uma integração segura, sem comprometer a operação da empresa. Além disso, é preciso definir com antecedência se a nuvem será pública ou híbrida, qual será o provedor ou os provedores escolhidos etc.

  1. Armazenamento: É sempre importante estimar quanto de espaço você precisaria para armazenar seus dados. Se seu negócio está crescendo em ritmo acelerado, provavelmente precisará contratar mais espaço de armazenamento futuramente. Com um servidor físico, perderia o investimento; diferente da nuvem, que é escalável. Isso significa que é possível reduzir ou aumentar conforme sua necessidade.
  2. Gerenciamento: A nuvem possibilita que as Companhias gerenciem todos os seus serviços online e conceda acesso para todos os componentes do time, de forma rápida e fácil, necessitando apenas de uma conexão de internet.
  3. Custo mensalizado: Os custos tradicionais com TI usados para manutenção de servidor, contratação de pessoal serão substituídos por valores fixos para manter a infraestrutura, que são em geral bem menores.
  4. Garantir o backup de dados atualizados: Pode ocorrer que a empresa perca dados no processo de migração, por isso é importante que a Companhia garanta que o backup esteja atualizado.

 

Gostaria de saber qual o investimento necessário para otimizar sua TI, implantando serviços de nuvem?

Fale com um Especialista Assisnet e conheça nossos serviços de nuvem