You are currently viewing 9 benefícios do serviço de backup do Azure

9 benefícios do serviço de backup do Azure

Na escrita chinesa, a palavra crise é composta de dois caracteres: um representa o perigo e o outro, a oportunidade. A crise é uma grande oportunidade para o crescimento.

Uma demonstração visível desta frase são os relatórios recentes do setor de TI: um estudo previu que 69% da infraestrutura das empresas de TI brasileiras estarão na nuvem até janeiro de 2022, impulsionadas pela busca de agilidade (27%) e redução de custos (19%). O mesmo relatório mostrou o crescimento do mercado brasileiro em 2020: infraestrutura como serviço (IaaS), com 28,9%, seguido de plataforma (PaaS), com 21% e software (SaaS), com 18,2%.

Com tantos dados migrando para a nuvem, tornou-se fundamental armazená-los com segurança, protegê-los contra ataques cibernéticos e ter mecanismos que possibilitem manter cópias de segurança e a restauração dos dados com agilidade.

 

Confira porque sua Organização deve manter um backup atualizado dos dados e 9 benefícios do backup do Azure:

 

O que é o serviço de backup

O serviço de backup do Azure é uma solução de backup econômica, segura e escalonável, que se ajusta às necessidade de armazenamento do cliente e recupera com facilidade seus dados na nuvem do Microsoft Azure.

O software facilita a implementação de políticas de backup e a protege uma ampla variedade de cargas de trabalho corporativas: máquinas Virtuais do Azure, bancos de dados SQL e SAP, arquivos do Azure.

 

Do que é possível fazer backup?

  • Local:  backup de arquivos, de pastas, do estado do sistema, do servidor, do servidor de backup etc.
  • VMs: backup de máquinas virtuais do Windows/Linux/VMware.
  • Arquivos do Azure: backup de compartilhamento dos arquivos do Azure para uma conta de armazenamento.
  • SQL Server: backup de bancos de dados do SQL Server em execução nas VMs do Azure.
  • Bancos de dados do SAP HANA: backup de banco de dados do SAP HANA em execução nas VMs do Azure.

 

 

Confira 9 Benefícios do backup do Azure

  1. Cópia do backup local: o backup do Azure faz a cópia dos recursos locais para a nuvem de forma simples.
  2. Cópia de VMs IaaS do Azure: o backup do Azure fornece backups independentes e isolados para proteger contra a destruição acidental de dados originais. Eles são armazenados no cofre dos Serviços de Recuperação, com gerenciamento interno de pontos de recuperação. A configuração e a escalabilidade são simples e a restauração pode ser executada com facilidade.
  3. Dimensionamento fácil: o backup do Azure utiliza o recurso de escala ilimitada da nuvem do Azure para proporcionar alta disponibilidade, sem sobrecarga de manutenção ou de monitoramento.
  4. Transferência de dados ilimitada: o backup do Azure não limita a quantidade de dados de entrada ou saída que você transfere. Os dados de saída são os transferidos de um cofre dos Serviços de Recuperação durante uma operação de restauração. Importante: se você fizer um backup inicial offline usando o serviço de Importação/Exportação do Azure para importar grandes quantidades de dados, haverá um custo associado aos dados de entrada.
  5. Preserva os dados em segurança: o backup do Azure fornece soluções para proteger dados em trânsito e em repouso.
  6. Monitoramento e gerenciamento centralizados: o backup do Azure fornece recursos internos de monitoramento e alerta no cofre dos Serviços de Recuperação. Estes recursos ficam disponíveis sem nenhuma infraestrutura de gerenciamento adicional.
  7. Provê backups consistentes: o backup do Azure fornece backups consistentes (com um ponto de recuperação que possui todos os dados necessários para restaurar a cópia de backup) com aplicativos, não precisando de correções adicionais para restaurar os dados; esta medida faz com que o tempo de restauração seja reduzido, permitindo retorno rápido estado de execução.
  8. Retém dados de curto e longo prazo: o backup do Azure possibilita usar cofres de serviços de recuperação para retenção de dados de curto e longo prazo.
  9. Gerenciamento automático de armazenamento: ambientes híbridos geralmente exigem armazenamento parte local e parte em nuvem. Com o backup do Azure, não há nenhum custo para o uso de dispositivos de armazenamento local. Ele aloca e gerencia automaticamente o armazenamento de backup, com um modelo de pagamento conforme o uso; assim o cliente só pagará pelo armazenamento que consumir.

O Backup do Azure oferece dois tipos de replicação para manter seu armazenamento e dados altamente disponíveis. Veja:

  •  LRS (armazenamento com redundância local)replica seus dados três vezes (cria três cópias dos dados) em uma unidade de escala de armazenamento em um datacenter. Todas as cópias dos dados existem na mesma região. É uma opção de baixo custo para proteger seus dados contra falhas de hardware local.
  • GRS (armazenamento com redundância geográfica) replica seus dados para uma região secundária (a centenas de quilômetros da região primária dos dados de origem). O GRS é mais caro do que o LRS, mas fornece um nível mais alto de durabilidade para seus dados, mesmo quando há uma interrupção regional.

 

Procurando um serviço de Backup em nuvem?

Assisnet Soluções possui um portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte, além do serviço de backup, seguindo as melhores práticas de TI.

No Cloud Solutions Assisnet (CSA), o monitoramento da infraestrutura do cliente é realizado em tempo real, por um suporte técnico especialista. Clique no link e conheça mais sobre a solução.