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Estudo mostra que 82% das PMEs continuarão a adotar novas tecnologias após a pandemia

Microsoft em parceria com a Edelman realiza estudo com proprietários e colaboradores de mais de 500 pequenas, médias e microempresas de todo o país, para entender a visão deles com relação à alguns aspectos de negócio  – adoção de novas tecnologias, trabalho remoto, recursos humanos, implementação de estratégias de marketing digital, capacidade de reinvenção – e entender os desafios e oportunidades encontrados pelas Companhias durante a pandemia, bem como suas expectativas para o futuro pós este cenário.

Confira os pontos mais importantes do levantamento:

 

A capacidade de se reinventar e adaptar-se para o modelo remoto

A pandemia fez com que plataformas de comunicação e colaboração se tornassem essenciais para o dia a dia dos entrevistados.

Para 66% dos respondentes, os softwares de videoconferência constituíram as principais mudanças com relação à adoção de tecnologia, seguido por nuvem e software de trabalho remoto (ambos com 55%).

Preparo para encarar os desafios do mercado pós-pandemia

Para 78% das PMEs, a adoção de novas tecnologias é a transformação que mais facilita a retomada do negócio.

Além disso, 73% das pequenas, médias e microempresas acreditam estar prontas para enfrentar os desafios de marketing digital.

O relatório também mostra que 71% se consideram preparadas para o trabalho remoto.

 

Adoção de novas tecnologias

Durante a pandemia, 42% das PMEs aceleraram a adoção de novas tecnologias, principalmente as empresas de médio porte.

83% dos entrevistados acreditam que a adoção de novas tecnologias é o ponto crucial para a recuperação econômica das PMEs brasileiras.

A adoção de novas tecnologias também impulsionou a aplicação de políticas de segurança cibernéticas, principalmente entre as microempresas (51%).

Das PMEs entrevistadas, 52% afirmaram estar preparadas para enfrentar os desafios da segurança cibernética.

82% das PMEs também relataram que pretendem continuar com o processo de implantação de novas tecnologias mesmo após a pandemia, sendo que 40% priorizarão as tecnologias baseadas em nuvem e 36% as tecnologias de marketing digital.

 

Adoção do trabalho remoto

No caso das PMEs, 42% dos entrevistados aceleraram a adoção do teletrabalho.

De acordo com o relatório, as mudanças no trabalho remoto nessas empresas foram baseadas na flexibilização (76%), cultura interna (62%) e implantação de ferramentas para viabilizar esse modelo de trabalho (59%).

Em relação ao futuro pós-pandemia, a pesquisa identificou que apenas 38% das PMEs pretendem retornar ao local de trabalho físico com políticas flexíveis e 30% das PMEs vão manter o trabalho remoto integralmente.

Revisão das estratégias de negócios

60% dos entrevistados afirmam que essa reinventar as estratégias de marketing foi sua prioridade durante o período, seguido da reinvenção do produto ou serviço que oferecem (45%) e de seus canais de vendas (41%).

Entre as mudanças realizadas pelas PMEs entrevistadas, 75% implementaram alguma mudança nas comunicações de mídia social, seguido de melhorias no website (54%) e canais de atendimento ao cliente (51%).

 

Nuvem: uma tendência crescente

Os serviços de nuvem são uma tendencia que irá permanecer no cenário pós pandemia, pois a empresa ganha em disponibilidade de informações e processos essenciais para a rotina de trabalho e, ao mesmo tempo, reduz custos de implementação e manutenção de alternativas locais.

 

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Referência: Microsoft