You are currently viewing Guia para PMEs relutantes em migrar para a nuvem

Guia para PMEs relutantes em migrar para a nuvem

  • Post author:
  • Post category:Nuvem

Por que migrar para a nuvem? Essa é a pergunta mais comum que ouvimos da maioria dos empresários das pequenas e médias empresas. Afinal, poucos conseguem compreender as vantagens que o Cloud Computing pode trazer para o seu negócio.

O Brasil é um dos países com maior número de micro e pequenas empresas. Sendo que grande parte delas não consegue sequer chegar ao quinto ano de vida. E é aí que a tecnologia em nuvem pode fazer a diferença.

Quer entender mais sobre os benefícios de migrar para a nuvem? Continue lendo este post.

O que é a computação em nuvem?

A computação em nuvem nada mais é do que uma tecnologia avançada, na qual os dados da empresa são armazenados fora do hardware, ou seja, nas nuvens.

Para isso é utilizada uma rede de serviços remotos, hospedados na internet, que têm a finalidade de armazenar, gerenciar e processar dados. Desse modo, perde-se a necessidade de ter um servidor local na empresa.

Como os usuários podem acessar os dados de qualquer local que tenha uma boa internet, perde-se a necessidade de investimentos maciços em hardware. E a empresa ganha em investimentos, custos e muitas outras coisas.

Por que as PMEs relutam em migrar para a nuvem?

Embora a computação em nuvem possa trazer inúmeras vantagens para uma pequena e média empresa, a relutância para mudar ainda é bastante grande.

Afinal, há diversos receios que os empreendedores trazem sobre esse tipo de armazenamento de dados como segurança contra-ataques cibernéticos, medo dos dados simplesmente desaparecerem, entre outros.

Assim sendo, o receio acaba prejudicando a própria empresa que deixa de ganhar com a implantação dessa tecnologia. Pois a computação em nuvem possibilita o rompimento de diversas barreiras.

Como os dados podem ser acessados de qualquer lugar, é possível romper as distâncias inclusive no momento de contratar colaboradores. Ou seja, um colaborador pode trabalhar da sua casa, a milhas de distância, desde que entregue os resultados propostos.

Também é possível expandir as vendas. Pois como os dados estão na nuvem, um cliente pode ter o máximo de informações possíveis em tempo real para decidir ou não pela compra de um determinado produto ou serviço.

Como a computação em nuvem pode melhorar uma linha de produção?

Internamente na empresa, a computação em nuvem pode ajudar a agilizar o acesso a dados em um tempo bastante rápido. Isso permite que problemas operacionais possam ser detectados antes mesmo deles aparecerem.

Ou seja, uma pequena indústria que tem toda sua linha de produção automatizada, utilizando a computação em nuvem, tem um ganho maior com produtividade, o que consequentemente impacta no preço do produto oferecido.

Dessa forma, é possível inclusive criar certa inteligência artificial na empresa. Pois um departamento pode obter os dados de outro departamento sem a necessidade do deslocamento.

Isso faz com que um processo corra de maneira mais rápida dentro do empreendimento. E isso possibilita criar um sistema interligado com cada vez menos necessidade da intervenção humana nele. Fantástico, não é mesmo?

Por que a computação em nuvem é estratégica para a empresa?

Como essa tecnologia está mudando o mundo empresarial, ao usá-la a pequena e média empresa se torna mais competitiva em comparação aos seus concorrentes.

Além disso, devido à facilidade de acesso, o empreendedor acaba ganhando em escala de produção. E quando qualquer problema operacional acontece, uma equipe de TI não precisa se deslocar até a empresa para resolvê-lo.

Em outras palavras, é muito mais rápido a solução de um problema em um maquinário ou até mesmo no sistema como um todo. E como as empresas ainda se encontram relutantes com a mudança, quem largar na frente terá mais competitividade.

Por que as empresas não precisam ter receio com a segurança?

Conforme vimos, a maior relutância em relação ao uso da computação em nuvens por parte das pequenas e médias empresas está na questão da segurança.

Todavia, a segurança em nuvens está sendo cada vez mais provada, além de avançar cada vez mais nesse sentido. Para se ter uma ideia, já é comprovado que data centers externos são mais seguros do que os servidores atuais.

Outro ponto é que em caso de falhas ou danos em hardware ou software, os dados estarão seguros em um ambiente terceirizado. Isso ocorre porque há backup nas nuvens que ficam armazenados estrategicamente em outros servidores.

Em ambientes com estrutura física não é possível tamanha segurança. Ainda mais quando o assunto são os ataques de hackers ou o controle de acesso às aplicações. Desse modo, é fácil notar que o sistema em nuvem é bem mais seguro.

O futuro das empresas será a nuvem

Conforme pudemos constatar, apesar da relutância, o futuro das empresas será a computação em nuvens.

As novas tecnologias irão avançar nesse sentido e as empresas que não aderirem a essa mudança, simplesmente irão ficar fora do mercado. Um grande exemplo disso são os bancos digitais que não param de crescer.

Tais bancos estão ganhando cada vez mais clientes em virtude da facilidade de operação, além das baixas tarifas que são cobradas comparadas a um banco tradicional. E isso só é possível porque essas fintechs possuem custos menores.

Visualizando isso, os grandes bancos já começaram a mudar todo o seu sistema. Eles já passaram a colocar todos os dados nas nuvens e, por isso, oferecem aplicativos móveis nos quais o usuário pode realizar diversas operações sem precisar ir até uma agência bancária.

Assim como a tecnologia está mudando radicalmente esse setor, diversos outros setores serão afetados diretamente pelo crescimento da computação em nuvem. E esse futuro está apenas começando.

Comece a mudança do seu negócio hoje mesmo

Mudar para a computação em nuvens, apesar de ser uma tendência, muitas vezes acaba demorando meses. Por isso, é importante começar a migração o quanto antes, para garantir competitividade no mercado.

Hoje, praticamente ⅓ das pequenas e médias empresas brasileiras já começaram essa migração. E, como a tecnologia avança numa velocidade alucinante, esse número deve dar um salto nos próximos anos.

As aplicações em nuvens estão transformando a dinâmica do mercado, oferecendo escalabilidade, segurança e flexibilidade para as empresas.

Então, se você quer saber mais sobre como funciona migrar para a nuvem, entre em contato com a Assisnet. Temos as mais novas tecnologias que poderão auxiliar o seu negócio. Conte conosco.

CERTIFICAÇÕES ASSISNET:

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de especialistas