You are currently viewing Melhore a disponibilidade do servidor de arquivos da sua Companhia com o Sharepoint

Melhore a disponibilidade do servidor de arquivos da sua Companhia com o Sharepoint

Uma das maiores preocupações das empresas, com o trabalho remoto e LGPD em vigor, é manter a produtividade dos seus colaboradores e a flexibilidade de compartilhar os documentos corporativos com segurança, gerenciando os privilégios correto de acesso às informações.

 

O que é o Sharepoint

O Sharepoint é uma plataforma colaborativa de trabalho em grupo, usado como um local para armazenar, organizar, compartilhar e acessar informações. É um serviço baseado na nuvem e hospedado pela Microsoft para empresas de todos os portes.

Ele é sincronizado com o One Drive, um aplicativos que permite armazenar e proteger os arquivos, compartilhá-los com outras pessoas e acessá-los de qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

O sharepoint é uma espécie de servidor de arquivos na nuvem, utilizado para criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos e documentos internos.

 

Veja como o Sharepoint, aplicativo do Office 365, pode ser uma ótima opção para um servidor de arquivos em nuvem ágil e seguro:

 

  1. Agilidade para alterar os arquivos

O Sharepoint possibilita que o usuário altere diretamente um arquivo armazenado em seu diretório, sem precisar baixá-lo na máquina, bastando apenas clicar nele. Toda alteração é salva automaticamente no arquivo e pode ser compartilhado em segurança.

 

  1. Facilidade para compartilhar informações

Para compartilhar um arquivo no sharepoint, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolher a opção enviar link; é possível também especificar quais pessoa poderão abri-lo, minimizando as chances de informações pararem em mãos erradas.

 

  1. Acesso às informações de acordo com o nível de privilégio

As configurações de segurança do Sharepoint garantem que o link compartilhado não seja aberto por pessoas que não sejam as previamente autorizadas a visualizar ou editar o arquivo, reforçando a segurança e confidencialidade dos dados corporativos.

 

  1. Praticidade no trabalho em equipe

O Sharepoint torna o trabalho mais colaborativo. Veja este exemplo: ao editar um texto simultaneamente com outro colega de trabalho, é possível visualizar exatamente quem está alterando o conteúdo e em quais locais as mudanças foram feitas. Mesmo que várias pessoas estejam com o mesmo arquivo aberto, a versão mais recente sempre estará à mostra para a equipe, para não causar retrabalho e confusões entre os documentos.

 

  1. Opção para intranet

O SharePoint é considerado um local seguro para criação de novos sites, armazenamento, compartilhamento e organização do documentos, recomendado, inclusive, para hospedagem de canais de intranet.

 

  1. Acesso remoto facilitado

Com o SharePoint, o usuário não precisa estar conectado à rede do local onde o servidor está instalado. Como o acesso pode ser realizado de qualquer local do mundo, é um ótimo recurso para o teletrabalho. Além disso, todos os arquivos podem ser migrados para esta plataforma e acessados pelos colaboradores ao mesmo tempo e em diversos dispositivos.

 

  1. Hábil localizador

O Sharepoint é pode ser considerado uma alternativa aos problemas de lentidão do servidor. O  processo de busca de arquivos é extremamente ágil, quando comparado a servidores convencionais.

 

  1. Economia no espaço de armazenamento

Com o SharePoint, é fácil organizar as informações todas em um só lugar. Outra vantagem é que, como é na nuvem, seu tempo de resposta para carregamento de páginas é superior à performance de máquinas.

 

  1. Integração com outras ferramentas Office 365

O SharePoint tem integração nativa as principais ferramentas de trabalho do Office, como o Outlook e o Teams. Dessa maneira, não é necessário mobilizar a equipe de TI para atualizar a ferramenta ou instalar programas.

 

Como aderir o uso do Sharepoint para minha empresa?

Para configurar e migrar as informações para o sharepoint, é essencial uma avaliação prévia, para avaliar os tipos de arquivo que a empresa possui, os impactos de deixar tudo em cloud. Alguns arquivos mais pesados, por exemplo, podem demorar mais para abrir e gerar desconforto no usuário ou prejudicar a operação no cliente.

Além disso, é preciso que seja feito por um profissional especializado, que garanta que nenhum dos seus arquivos se perca no processo.

A Assisnet Soluções possui um portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte, além do serviço de backup, seguindo as melhores práticas de TI.

No Cloud Solutions Assisnet (CSA), o monitoramento da infraestrutura do cliente é realizado em tempo real, por um suporte técnico especialista.  Clique no link e conheça mais sobre a solução.