You are currently viewing Pesquisa SonicWall mostra aumento de ataques usando dispositivos IoT

Pesquisa SonicWall mostra aumento de ataques usando dispositivos IoT

Relatório de inteligência de ameaças da SonicWall do terceiro trimestre de 2020 destaca o crescimento do ransomware, ameaças criptografadas e ataques que utilizam portas não padrão, pelos cibercriminosos.

O surgimento de forças de trabalho remotas e escritórios virtuais possibilitou aos cibercriminosos novos e atraentes vetores a serem explorados, como os dispositivos IoT.

 

O que é a Internet das Coisas

Dispositivos IoT são gadgets integrados com eletrônica, software, sensores e conectividade de rede para poder conectar-se à Internet. Podemos cita como exemplos o roteador online, uma câmera, uma TV, uma geladeira da IoT.

 

Riscos dos dispositivos conectados à rede

Qualquer coisa que se conecte à Internet, tem um risco potencial, principalmente se estiver desprotegida ou guardada por credenciais fracas.

Nos casos dos dispositivos IoT, os consumidores não param para pensar seus controles AC, sistemas de alarme doméstico, câmeras de TV, eletrodomésticos ou babás eletrônicas estão instalados com segurança. Aliás, a maioria dos dispositivos não tiveram a segurança como prioridade em seu projeto; tornando-os suscetíveis a ataques e fornecendo aos cibercriminosos vários pontos de entrada.

O aumento dos ataques IoT

O SonicWall Capture Labs encontrou um aumento de 30% nos ataques de malware IoT, um total de 32,4 milhões em todo o mundo.

 

Jackware

O Jackware é um software malicioso que busca assumir o controle de dispositivos conectados à Internet, explorando suas vulnerabilidades.

Hoje, muitas residências possuem câmeras e dispositivos de alarme acessíveis por internet, portões, luzes, dispositivos integrados (como Alexa ou Google), smart TVs e outra infinidade de dispositivos conectados.

Um ataque tipo Jackware, pode impedir o uso destes dispositivos, até que seja pago o resgate.

Prepare-se para as tendencias com segurança de alto nível

O que fazer para impedir os ataques? Veja algumas dicas:

  1. Trocar imediatamente a senha padrão
  2. Realizar regularmente as atualizações de de segurança.
  3. Sempre que possível, usar a interface HTTPS
  4. Desligar o dispositivo quando não estiver em uso
  5. Desativar os protocolos de conexão que não estiverem em uso
  6. Se possível, segmentar a rede doméstica, separando escritório virtual da casa.

 

Na cibersegurança não há segundas chances, por isso, é essencial estar protegido desde o primeiro momento.

Adote uma abordagem de cibersegurança com foco na prevenção de riscos e ameaças antes que eles ocorram.

Fale com nossa equipe e conheça os Serviços Gerenciados de Segurança da Assisnet. Veja como podemos ajudar a monitorar e gerenciar a segurança de TI da sua empresa.

 

Fonte: SonicWall