You are currently viewing Por que as empresas de sucesso armazenam banco de dados na nuvem?

Por que as empresas de sucesso armazenam banco de dados na nuvem?

Segundo informações da International Data Corporation (IDC), duas em cada três empresas brasileiras enxergam a computação em nuvem como um fator chave para o sucesso do negócio. Gigantes mundiais já “enxergaram” que a nuvem é o futuro. Médias e pequenas empresas também estão optando por gerir os seus negócios na nuvem. Mas, por que tantas outras ainda estão fora dela? Talvez por medo de perder a segurança e privacidade de seus dados – o que não é justificável. Uma vez vencida essa barreira, os benefícios são vários.

Em paralelo ao crescente nível de exigência com relação aos bancos de dados das empresas, a busca por enfrentar esses desafios, exclusivamente com o apoio de profissionais internos de TI das companhias, tem se mostrado uma estratégia que muitas vezes leva a resultados insatisfatórios, já que a atualização e a dedicação constantes que as ameaças exigem são praticamente impossíveis de serem alcançadas nesse modelo.

No artigo de hoje, vamos apresentar e explicar alguns dos principais motivos para sua empresa investir em um banco de dados em cloud hoje mesmo. Confira!

Redução de custos

Quando não se tem um banco de dados na nuvem, é comum que as empresas tenham que optar por softwares e hardwares mais complexos. E a manutenção desses servidores físicos é altamente onerosa e com o cloud computing, os custos são sensivelmente reduzidos.

Garantia de segurança no armazenamento

Muitos gestores ainda têm receio quanto ao uso do banco de dados na nuvem no que diz respeito à segurança dos dados armazenados.

Um dos principais benefícios do cloud server é a segurança que ele traz para os arquivos hospedados na nuvem, essa ferramenta pode tornar o armazenamento mais confiável, por contar com recursos como firewalls e criptografia. Também existem as senhas, que regulam o acesso aos dados, protegendo-os de estranhos. Além disso, por não depender de hardwares, a empresa fica menos vulnerável aos riscos de roubos e acidentes.

Mesmo que ocorra algum incidente na conexão utilizada, as aplicações serão recuperadas em sua forma original. Previne a perda de dados importantes, informações sigilosas ou processos que interferem no faturamento da organização.

Escalabilidade e Flexibilidade

Através da escalabilidade de banco de dados esse método pode ser aplicado de maneira contínua, aumentando as oportunidades da organização em aumentar suas vendas, a qualidade dos seus serviços e gerar novos negócios.

Em linhas gerais, escalabilidade é o termo usado para designar algo que tem a capacidade de expandir seu tamanho, de forma uniforme, sem perder qualidade ou nível de desempenho.

E quando existe a flexibilidade na infraestrutura do servidor para aumentar a quantidade de dados e aplicações em nuvem, ocorre de forma automática, sem que os outros arquivos sejam prejudicados.

 Acesso colaborativo

Quando os arquivos são mantidos em nuvem os colaboradores da sua empresa podem acessá-lo através de qualquer dispositivo, independente do lugar que eles estiverem. Isso exclui a necessidade de equipamentos específicos e torna a comunicação ilimitada.

Também, com o cloud computing você consegue agilizar os processos dentro da organização, já que o contato com todos os integrantes acontecerá com maior facilidade.

Ganhos Qualitativos

Ao padronizar processos e mapear as atividades da sua empresa na nuvem, diminui as chances de erros e consequentemente consegue não só identificar, mas principalmente prevenir obstáculos operacionais, que ao longo do tempo podem prejudicar a qualidade do seu trabalho, impedindo o crescimento da organização.

Fora a adequação as tendências do mercado que acontecem de forma contínua.

A sua estratégia de cloud está bem direcionada e acontecendo pelas razões corretas? Se a sua estratégia é focada na adoção, migração e implementação, está na hora de criar uma diretriz distinta que desempenhe um papel relevante para a organização.

Existe uma série de benefícios que podem ser traduzidos em ganhos para sua empresa.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e agende um horário para receber a orientação mais adequado à sua necessidade