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Implementando a melhoria contínua nas empresa – Parte 4

No último artigo, falei sobre fontes de inspiração para o processo de melhoria contínua: análise de relatórios, apontamentos de produção, atividades relacionadas a saúde, segurança e meio ambiente, relatório de auditorias. Hoje, fecharei este assunto com mais dicas de fontes de inspiração.

 

Solicitação de aumento ao cliente ou de desconto pelo cliente:

O outro lado da moeda é quando a organização precisa (ou acha que precisa) de um reajuste no preço que pratica junto a um determinado cliente, ou quando o cliente solicita um desconto à organização fornecedora.

Nestes casos, antes de se tomar uma decisão precipitada e/ou equivocada, deve-se revisar todo o processo de fabricação envolvido, a estrutura dos produtos, os custos, e a margem de contribuição.

Por fim, deve-se verificar a possibilidade de implantar Kaizens, suficientes para continuar fornecendo os produtos, na condição original ou numa condição intermediária de preço, sem a interrupção do fornecimento.

 

Antes de se tomar decisões, baseadas em crenças, emoções e/ou em informações tidas como certas, deve-se respirar fundo e fazer a lição de casa. Neste caso, é conhecer, realmente, as variáveis dos processos utilizados.

 

Programas de excelência:

A organização na qual atuamos pode ser convidada, por seus clientes, a participar de programas de busca da excelência.

Normalmente, estes programas incluem a participação dos fornecedores em palestras, na resposta de questionário (para diagnosticar a situação da organização) e na formulação de plano de ação, documentado e enviado ao cliente, que promove o programa de melhoria.

Este é um investimento do cliente, junto à sua cadeia de fornecimento. Não participar, ativamente de tais programas, pode se caracterizar numa falta de interesse pelos assuntos dele.

 

Filmes na Internet:

A disponibilidade de bons filmes grátis no YouTube e em outras plataformas tem crescido a cada dia. É possível conhecer e pesquisar assuntos variados, relacionados ao negócio da organização.

Não se deve esperar encontrar segredos industriais nestes filmes, mas muita informação interessante está disponível, com a apresentação das instalações de organizações clientes, concorrentes, fornecedoras.

Muitas soluções, de fácil implementação e baixo investimento, são encontradas nestes filmes.

 

Novas metas:

Segundo Falconi, as pessoas devem ser constantemente desafiadas a buscar novos conhecimentos, em função do estabelecimento de novas metas (3).

As novas metas geram GAPs, que para serem eliminados (ou reduzidos) dependem de ações, normalmente documentadas em planos de ações. Estas ações podem ser trabalhadas conforme projetos Kaizen.

Metas mal definidas podem trazer danos à organização, como um remédio mal prescrito. Podem promover atitudes antiéticas, contrárias à cultura e aos valores da empresa, ou mesmo definir um foco muito restrito. (7). Daí, a necessidade de se utilizar métodos para definição de novas metas.

 

Mudança de cargo:

O trabalho não deve ser fácil, mas gratificante (8).

Novo cargo abre portas para novos desafios e oportunidades. Terreno fértil para as melhorias.

 

Problemas:

“É quando os problemas são varridos para baixo do tapete que as pessoas passam tempo demais ansiosas com o que pode estar acontecendo, em vez de olhar para frente e seguir adiante” (8).

Segundo Falconi, problema é algo bom, a ser resolvido (3).

O problema deve ser corrigido quando for detectado. Não deve se deixar para depois. As consequências podem ser piores e o tempo para solução pode ser muitas vezes maior. (9)

 

Fontes e inspirações

  • O estrategista em ação – a arte japonesa de negociar – Kenichi Ohmae – Pioneira – São Paulo – 2ª. edição – 1985;
  • The meaning of adult education – Eduard Lindeman – New York – New Republic, Inc., 1926;
  • Vicente Falconi – O que importa é o resultado, Cristiane Correa, 2017 – Rio de Janeiro – Primeira Pessoa;
  • Beyond performance management – Jeremy Hope + Steve Player – Harvard Business Review Press, Boston, Massachusetts – 2012;
  • Sam Walton – Made in America – my story – Sam Walton with John Huey – Bantam Books, New York – 1993;
  • Double your profits in 6 months or less – 78 ways to cut costs, increase sales & dramatically improve your bottom line – Bob Fifer – Harper Business, New York – 1995;
  • Avalie o que importa: como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs – John Doerr – Rio de Janeiro : Alta Books, 2019;
  • Incrivelmente simples: a obsessão que levou a Apple ao sucesso, Segall, Ken, Rio de Janeiro: Alta Books, 2018;
  • Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland, J.J. Sutherland – Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

 Espero que tenha gostado. Continue nos seguindo e não perca os próximos artigos.